domingo, 4 de agosto de 2013

Pudim 3 Leites - O Regresso


Hoje foi o dia marcado para o regresso a este meu canto. Ao longo destes anos ele não ficou esquecido, nem nada que se pareça, simplesmente continuo diariamente numa batalha contra o tempo, aquele que teima em passar violentamente rápido, permitindo-nos fazer o estritamente necessário e pouco mais.

Mas vou tentando, mesmo que às vezes em vão, ser persistente e dar a volta. Não é fácil, principalmente porque às minhas duas princesas juntou-se um belo e formoso príncepezinho. Trabalho todo o dia e quando chego a casa é a loucura. Quando dou por mim ora estou adormecida diante do computador ora estou a renunciar ainda fazer mais uma ou outra tarefa para deixar a casa impecavelmente limpa e operacional para o dia seguinte.

A ausência foi tão longa que possivelmente há muitos que já não se recordam deste meu humilde espaço. Não ajudando, fiz questão de o alterar de alto abaixo, estando agora ainda mais orgulhosa do meu projecto. Um novo cabeçalho que se adicionou, cores que foram alteradas, tipo e tamanho de letra que foram agora escolhidos... por mim perdia-me nas horas e ficava por aqui a registar as várias receitas e fotografias que fui acumulando.

Este Pudim é absolutamente fantástico, não sei se me agrada mais o seu sabor e textura, ou a forma simples como é feito. Não fosse a hora de forno que necessita e diria que é A sobremesa perfeita para visitas de última hora.

INGREDIENTES:

1 lata leite condensado
1 lata leite
1 pacote natas
4 ovos
Caramelo líquido q.b.

PREPARAÇÃO:

Juntar o leite condensado ao leite e às natas, incorporando bem com uma vara de arames. Adicionar os ovos e voltar a mexer.

Verter numa forma de chaminé previamente caramelizada e levar ao forno pré-aquecido a 180º C, em banho-maria, por cerca de 1 hora (depende de cada forno, pelo que convém estarem atentos).

Tal como qualquer pudim só se deve desenformar quando está totalmente frio, e por isso é necessário que passe algumas horas no frigorífico.O ideal é que repouse de um dia para o outro. Eu, que me identifico piamente com a expressão "faz o que eu digo, não faças o que eu faço", estava cheia de pressa e por isso acabei por o desenformar ainda morno. Resultado, acabou por se desmanchar um pouco. Mas podia ter sido pior, e o sabor... esse, continua lá intacto!


Fonte: A Colmeia da Abelha

15 comentários:

  1. Que bom que voltaste ao teu reino encantado, podes sempre contar com a ajuda das princesas e qui ça do principe, para ajudar...
    Voltaste em grande com um pudim delicioso.
    Continua à espreita, uma beijoca

    Paula Vieira

    ResponderEliminar
  2. Esqueçi de dizer que está lindo o novo formato.

    Paula Vieira

    ResponderEliminar
  3. Olá querida Catarina :) E que regresso tão doce e maravilhoso!!! Beijokas e Parabéns belo novo design do teu blog. Lúcia

    ResponderEliminar
  4. Um regresso perfeito, que lindo está o pudim!

    ResponderEliminar
  5. Olá Catarina!
    Que maravilha este teu pudim!
    Ficou muito bonito o blog.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Ainda bem que voltaste e especialmente com este lindo pudim!
    Adorei o layout do blog :)

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  7. Obrigada a todas pela recepção :) Estou empolgadíssima com o meu regresso, agora é reaver o hábito de visitar e comentar os vossos cantinhos. E tanto que há para espreitar... até já :)

    ResponderEliminar
  8. Amiga, estava cheia de saudades de te "ver" por aqui!!! Eu também não posso falar muito... O meu blog anda meio que abandonado... No meio da correria que são as nossas vidas, por vezes, algumas coisas tem que ficar para trás. E vou postando quando dá. Mas cozinhar é sempre!
    E digo-te que este pudim está agorinha mesmo no meu forno! Amanhã, quando acordar vai para o frigorífico para servir bem fresquinho no jantar de aniversário da minha sogra. Vou tentar não me esquecer de fotografar. Tem um aspecto escelente!
    Aproveito para elogiar o novo look do blog! Está com um ar bem fresquinho.
    Um beijo grande e sabes que vais me ter sempre por aqui!

    ResponderEliminar
  9. Marina, é impressionante como os teus comentários me deixam sempre contente. Também tenho muitas saudades de te ler e seria óptimo actualizares o teu cantinho. Pensa nisso... Beijinhos :)

    ResponderEliminar
  10. Bem vinda de volta :) Já tinha saudades deste e de outros blogs...nunca mais mexi no meu tb. Só com uma falta-me tempo, imagino tu com três :D
    Beijinhos e boa semana!

    ResponderEliminar
  11. Parabéns pelo blog :) Adoro receitas fáceis e esta é uma delas! Já agora uma perguntinha: qual o tamanho da forma usada? Será que posso usar uma forma de pudim das mais pequenas?
    Beijinhos e continuação de boas receitas :)

    ResponderEliminar
  12. Parabéns pelo blog :)
    Precisava d euma informação. Esta quantidade de ingredientes é para uma forma de que tamanho? será que posso fazer numa forma de pudim (daqueles com tampa e onduladas) e cozer na panela de pressão em banho maria?
    Obrigada :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Augusta. Peço desculpa pela demora na resposta. Fiquei muito contente pelo elogio e por ter gostado deste cantinho. Eu também sou defensora do mais simples e "descomplicado", com 3 criancinhas tem mesmo de ser :)

      Respondendo à sua dúvida, eu confesso que todos os meus pudins sempre fiz numa forma normal de chaminé, de 22 cm de diâmetro talvez. Uma vez que este Pudim não fica muito grande, creio que é capaz de servir bem na forma que pretende, a canelada pequena. Experimente e espero que corra bem. Vai ver que sairá um Pudim fabuloso e do agrado de todos :)

      Beijinhos!!

      Eliminar
  13. Olá Catarina!
    Muito obrigada pela resposta :) Eu estava com um bocadinho de "pressa" :P , pois queria experimentar este fds porque para a semana tenho o aniversário no meu filhote e pareceu-me uma receita excelente e muito rápida.
    Fiz na forma de pudim, como tinha referido, e cozi na panela de pressão.
    Estava excelente de sabor, não se partiu a desenformar ainda quente (a cusiosidade foi maior!! :) ). Só ficou com alguns "buraquinhos" por dentro, porque deve ter entrado água do vapor criado dentro da panela, pois quando abri a mesma a tampa da forma tinha saltado hehehe.
    Tenho de usar o método que a minha minha usava quando fazia o pudim francês que é colocar um peso em cima da tampa da forma :)
    Se para a semana correr bem outra vez (ou melhor, espero eu!!), tiro fotografias e envio :)
    Beijinhos!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Augusta!

      Fico muito contente que lhe tenha corrido bem e que tenha gostado, assim como me sabe bem ver a confiança demonstrada. Obrigada por ter partilhado a experiência :)

      Quanto à festinha do filhote, em tudo o que eu puder ajudar conte comigo. Aliás, até gostava de lhe dar uma palavrinha mais pessoal, pelo que coloco à disposição o meu email: catys-01@hotmail.com

      Se possível, entre em contacto comigo ;)

      Beijinhos!

      Eliminar