sábado, 14 de novembro de 2009

Pastéis de Nata

Andei uns dias ausente daqui, do meu e dos vossos cantinhos, e que saudades eu tinha destas andanças! Fez-me muita falta vir postar novidades aqui no meu blog, deixar comentários nos vossos, as conversas longas e duradouras no Msn! O motivo? A placa gráfica do computador avariou! Antes isso do que o computador na sua totalidade! E mais, antes isso do que um problema de saúde!
Foram 8 dias sem poder usufruir daquilo que já não passo sem, a Internet, tornei-me completamente dependente! E quantas vezes me apetecia fazer uma receita, ía toda lampeira para a cozinha e só depois me lembrava que não a tinha apontada? Pois, é que eu para poupar papel tenho tudo guardado aqui no blog e, neste sentido, acaba por não ser nada prático! Como precisamos de passar pelas experiências para aprender, decidi passar tudo para papel! Não hei-de ficar mais vezes "agarrada"!
Ontem o meu lindo maridinho empenhou-se em ir comprar uma placa gráfica e instalá-la na perfeição, mesmo tendo-se levantado às 4 da madrugada para ir trabalhar e depois de um dia estafante, só para eu poder ter novamente o prazer de me sentar nesta cadeira e voltar a teclar e andar a par de todas as novidades! Obrigado jeitoso, por tudo e porque me estás sempre a mimar, porque estás sempre preocupado comigo!
E finalmente sei fazer Pastéis de Nata, sempre tive a ideia de que era difícil! Mas não é nada disso e, mesmo que se tenha um pouco de trabalho, todo ele é compensatório só pela delícia que estes bolinhos são! Como o meu maridinho diz "Só não são os Pastéis de Belém porque foram feitos em Vila Franca de Xira"! São uma delícia!
INGREDIENTES:
400 g massa folhada congelada
1 lata leite condensado
1 pau canela
1 casca limão
1 pitada sal
6 gemas
6 dl leite
2 colheres sopa maizena
PREPARAÇÃO:
Descongelar a massa folhada à temperatura ambiente [eu utilizei 500 g, divididas em duas placas de 250 g] com pelo menos três horas de antecedência! Para o recheio, misturar num tacho todos os ingredientes com a ajuda de uma vara de arames! Levar ao lume, mexendo sempre até ferver e engrossar um pouco! Retirar do lume e deixar amornar, enquanto se trabalha a massa!
Estender a massa sobre uma superfície polvilhada com farinha, e cortar discos com a ajuda de um cortador redondo! Eu cortei também discos de papel vegetal [o que vinha na embalagem da massa] para colocar entre as formas e a massa, assim evita-se a trabalheira de untar e polvilhar!

Forrar forminhas de alumínio e dispor dentro o recheio, não as enchendo na totalidade! Levar ao forno para cozer a 250º C durante cerca de 25 minutos! No meu forno foi a 180º C por 15 minutos, não foi necessário mais e assim a massa ficou clarinha e nada rija, como nós gostamos!

Deixar arrefecer e polvilhar com canela e açúcar em pó, se bem que os pastéis um pouco morninhos também sabem muito bem! Esta receita tirei-a daquelas revistinhas pequeninas das quais me tornei fan como já sabem e, se lá dizia que dava para cerca de 8 a 10 unidades, eu consegui fazer 22 fantásticos pastéis! Assim é que eu gosto, quando rende bastante!

Espero que este meu pequeno passo-a-passo vos seja útil e arrisquem a fazer, sem receios, porque corre tudo muito bem e os bolinhos são fantásticos, muito idênticos aos de compra :)

23 comentários:

  1. Que ricos pasteis de nata!!! Que maravilha! E ainda por cima se dizia que só dava para 10 e conseguiste fazer o dobro! Maravilha!!
    Beijos e bem-vinda de volta (que isto de ficar sem pc é uma seca!!)

    ResponderEliminar
  2. olá linda!! bem vinda!! eheh
    realmente esses problemas de computadores sao sempre uma enorme chatice...e como eu te percebo, tambem ja nao vivo sem net! adorei os pasteis de nata! sao dos meus bolos preferidos e também os comia a toda a hora se pudesse!! uma beijoca muito grande e tem um excelente fim de semana!!!

    ResponderEliminar
  3. Os teus pasreis estão uma delicia. Amiga perdão por não ter respondido à sms, mas estav sem saldo, por isso,, venho aqui te deixar umas beijokas. E te dizer que receber a tua sms me fez sorrir, OBRIGADO. Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Olá, obrigado pela partilha, estão excelentes, tb ando para fazer uns que o meu marido me têm pedido, vamos lá ver se faço-
    Bom fim-semana.
    bjsss

    ResponderEliminar
  5. Ficaram lindos estes pastéis de nata.... que óptimo aspecto!!!!
    Bjs....

    ResponderEliminar
  6. Olá jeitosa!!! Senti a tua falta! Isso é que foi ressacar de falta de net! Mas ainda bem que já está resolvido!
    As tuas receitas são sempre um must! Também faço pastéis de nata mas não assim... a tua receita é mais económica e a maneira de forrares as forminhas pelos vistos também resulta muito bem. Além de económica também és super prática!!!

    E a tua tarte cremosa de pão, só te digo que estou de olho nela! E a babar! Ficou linda, linda, linda!

    Muitos beijinhos!
    A ver se metemos a conversa em dia!

    ResponderEliminar
  7. Olá!
    Ficaram apetitosos esses pasteis, tb adoro e com canela, hum, hum, comia já 1, lol. bjs. Fica bem!

    ResponderEliminar
  8. Olá querida, pois tens toda a razão. Nó viciamo-nos nesta coisinhas lindas e depois já nem sabemos o que fazemos sem ela!!!
    Catarina minha amiga, por favor deixa de publicar estas coisinhas lindas e SABORAS e tb TENTADORAS no blog.
    Eu fico sempre de água na boca!!!
    E agora como é????
    Que aspecto fantástico e por certo muito melhor que os de belém(que eu detesto, acho horriveis!!!)

    Beijokas e bom domingo,
    Carla

    ResponderEliminar
  9. Olá amiga, pasteis de nata? adoro!... agora marchava um. beijócas e bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  10. ficaram com optimo aspecto, devem estar deliciosos.....
    bj e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  11. Ainda bem que estas de volta (já estava preocupada :-)
    Eu adoro pasteis de nata e aminha filhota também, ainda hoje fomos comer um! Bom Domingo!

    ResponderEliminar
  12. Que maravilha!
    São tão bons.
    Ficaram lindos. Dá vontade de roubar um...ou dois...
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  13. Gosto muito, quando faço desaparecem num instante.
    Ficaram lindos e perfeitos.
    Bjs

    ResponderEliminar
  14. Ficarm lindos, deliciosos, perfeitinhos.... ai que delicia :)

    Já vim tarde não é? Já não há nenhum para mim???

    Beijocas amiga, tou a brincar e boa semana ***

    ResponderEliminar
  15. e nao me mandaste um pa mim????? ai ai ai ....

    este fds lembrei de ti.... eu cheia de medo no meu 4º andar..... aterrorizada....faço ideia tu!!! com este tempo!!!! MIL BEIJOKAS

    ResponderEliminar
  16. olá amiga...adorei os teus pastelinhos de nata..
    super apetitosos!!!
    jinho grande

    ResponderEliminar
  17. catarina mas isto naos e faz!!!

    anda aui uma pessoa gulosa como tudo mas sem tempo para ir para a cozinha e agora chego auqi e vejo uns pastelinhos de nata tao apetitosos tao bons e com canela por cima nham nham

    estao o maximo linda

    vou guardar a receita pois com leite condensado ainda nao tinha visto.
    beijinhos e boa semana

    ResponderEliminar
  18. Que lindos os teus natas, se na tua casa for como aqui passadas algumas horas já não há.
    Beijinhos linda

    ResponderEliminar
  19. Eu já comia um desses até porque os dos cafés portugueses das lojas eu não gosto...
    Bjs

    ResponderEliminar
  20. Ai que bom aspecto!
    Sempre que venho aqui fico com água na boca! lol
    Tens um miminho no meu blog.
    Beijoca*

    ResponderEliminar
  21. Há algum tempo que não faço pastéis de nata e os teus ficaram lindos! As bases que cortaste ficaram perfeitinhas, euj não tinha paciência para isso e, qdo faço esta receita opto pela tarte pastel de nata, pois dá menos trabalho eheh.

    Bjcs

    ResponderEliminar
  22. Realmente ando mmo com os meus comentários em desalinho. Vê lá que ainda não tinha visto este teu post maravilhoso. Que belos pasteis de nata. Magníficos.
    O tempo (ou melhor a falta dele)não me deixa fazer tudo o que quero, ficaram maravilhosos e eu comia 1/2 dúzia na boa.
    Beijocas.

    ResponderEliminar