quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Bolachas Sorrisos ou Bolachas da Ameixinha


Desde que iniciei o blog que andava tentada a fazer bolachas e biscoitos. Anotava algumas receitas daqui e dali, mas a oportunidade para colocar em prática tardava em surgir. Até que esta semana chegou a altura adequada, num dia em que esteve cá o meu afilhado e enquanto ele e a filhota mais pequenina dormiam uma sesta. A casa estava silenciosa e convidava a uma sessão entre mim, a bancada da cozinha e o forno.

Já há alguns meses atrás tinha tentado fazer umas bolachas com as filhotas, que não correram nada bem. Ou a receita não é propriamente das melhores, ou a minha pouca experiência na cozinha falou mais alto e ditou aquele desfecho. A verdade é que um dos maiores motivos para eu ter iniciado este blog foi precisamente o facto de não saber cozinhar e, com duas filhas, urgia a possibilidade de mudar rapidamente.

Desta vez não poderia ter corrido melhor. Agora também eu percebo porque se chamam Bolachas Sorrisos, impossível não esboçar um enquanto nos deliciamos. São simples de fazer, económicas e muito saborosas.
INGREDIENTES:

125 g açúcar
125 g manteiga amolecida
250 g farinha
1 ovo
1 limão  [raspa]

PREPARAÇÃO:

Juntar todos os ingredientes pela ordem acima descrita e amassar bem. Deixar a massa repousar no frigorífico por 30 minutos. Polvilhar uma superfície com farinha e estender a massa até ficar com cerca de 2 mm de espessura. Usar cortadores a gosto ou, para quem tenha e pretender, um dispara-biscoitos [é utensílio que ainda não chegou à minha cozinha, nada me tira o prazer de coleccionar cortadores de diversas formas e tamanhos, utilizar o rolo da massa, deixar as minhas filhas encherem-se de farinha].

Levar ao forno a 180º C o tempo suficiente para ficarem douradas [atenção pois cozem muito rapidamente]. Estas bolachas são mesmo viciantes, e poucas horas depois de as fazer já só restavam duas para deixar o testemunho. A repetir muito brevemente.

Fonte: Canela Moída

7 comentários:

  1. Que belos biscoitos!

    Por acaso, ainda não fiz biscoitos...

    Mas tenho que fazer para depois acompanhar com o cházinho à noite.

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  2. Biscoitos são do mais viciante que há!
    Acompanham um café, servem de sobremesa, podes enviar para o lanche das crianças... tanta coisa que quase se pode repetir todos os dias!
    Estão (ou estavam!) lindos!

    ResponderEliminar
  3. Olha que bonito! Eu num "titalo" de uma receita :)
    A receita não é minha mas passou a ser porque eu adoro estas bolachas! Não gosto de enganar ninguem, quando digo que são boas, é porque são mesmo ;)
    Abraços!

    ResponderEliminar
  4. Que pena eu não ter cortadores!Ficaram tão lindas!Tenho mesmo que comprar os bem ditos cortadores!

    Beijokitas

    ResponderEliminar
  5. Que belas bolachinhas, e agora no inverno são uma maravilha com um cházinho.

    ResponderEliminar
  6. Eu também estou na onda das bolachinhas!!!
    Hoje coloquei umas no blog e fiz outras para colocar daqui a dias. É um vício! :)

    ResponderEliminar
  7. Ricas bolachinhas, tenho que atestar a minha lata que anda vazia, bjs.

    ResponderEliminar