terça-feira, 8 de julho de 2008

A Festa da Patrícia - 6 anos - Bolo Colchão de Noiva


... correu lindamente, dentro do possível. Confesso que, inevitavelmente, me stressei, ou não tivesse eu um temperamento nervoso, impulsivo e explosivo. Queria tudo na perfeição por isso a cada minuto receava que algo corresse mal, o que acabou por suceder com a entrega das compras do Continente, na qual vinham incluídos imensos produtos necessários para preparar a festa. A entrega das compras estava prevista para sexta feira, sendo a festa no domingo, mas tive de arranjar uma alternativa urgente para as trazer, pois supostamente o motorista encarregue pela entrega teve dificuldades na mesma devido ao acesso. Resultado... uma noite em branco na cozinha.

Moro em Vila Franca de Xira e no primeiro fim de semana do mês de Julho dá-se o Colete Encarnado, a festa dos Santos Populares aqui da zona com largadas de touros, animações de rua, vendas ambulantes e distribuição gratuita de sardinhas assadas e caldo verde, actuação ao vivo de bandas e cantores diversos, fogo de artifício e muito mais. É sempre tudo muito giro e bem organizado, mas para que as coisas funcionem bem algumas ruas têm de ser cortadas e outras, que até então eram de sentido único, passam a funcionar nos dois sentidos.
Posto isto, o motorista do Continente deparou-se com algumas dificuldades e não foi de todo capaz de contornar a situação, referindo que não conseguia passar e que, por isso, se recusava a fazer a entrega. Todos os carros e carrinhas, camionetas e camiões, estavam a conseguir passar... com excepção deste senhor... não me tapem os olhos. Por alguma razão a Polícia de Trânsito esteve sempre presente durante o evento, precisamente para facilitar e coordenar os acessos, houvesse vontade e tudo correria bem.
Não fiz muita doçaria porque os convidados não eram muitos, e além disso no verão o que mais apetece são bebidas e uns salgados para acompanhar. O que optei por colocar na mesa foi apreciado pelos convidados, pois pouco ou nada restou. Aproveito para agradecer a todas quantas prontamente responderam às minhas questões do post anterior e tiraram as minhas muitas dúvidas, muito obrigada.
Descrevo abaixo a lista do que foi colocado na mesa.
Doces:
* Pudim Flan com Pão
* Pudim de Café com Chocolate
* Bolinhos Miniatura (comprados num café local)
* Bolo de Aniversário
Salgados:
* Folhadinhos de Salsicha
* Panadinhos de Carne
* Quadrados de Carne Picada recheados com Queijo e Fiambre
* Saladinha de Tomate e Queijo Fresco
Falemos então do Bolo de Aniversário, do qual há já algum tempo ouvia falar maravilhas. É realmente um bolo muito saboroso e fofo, espécie pão-de-ló. Optei por substituir o creme habitual por chantilly e pedaços de ananás, para rechear e decorar. Ficou uma delícia.

INGREDIENTES:
6 ovos
250 g açúcar
1 colher sopa farinha
100 g fécula batata
1 colher chá fermento em pó
Sumo meio limão
2 pacotes natas
8 colheres sopa açúcar (sendo 4 colheres por cada pacote)
Ananás em pedaços q.b.
PREPARAÇÃO:
Começar por bater as claras em castelo firme e nelas misturar o açúcar e a farinha, muito delicadamente e sem bater. Posteriormente adicionar as gemas, a fécula de batata, o fermento e o sumo de limão. Levar ao forno médio, numa forma bem untada com margarina e polvilhada com farinha, entre 30 a 40 minutos.
Desenformei o bolo ainda morno e abri ao meio. Bati firmemente as natas com o açúcar e coloquei uma camada por cima de uma das metades do bolo, seguida de pedaços de ananás. Sobrepus a outra metade do bolo e cobri com o restante chantilly, deixando um pouco deste de parte, ao qual juntei umas gotas de corante vermelho e decorei.
O exterior do bolo não ficou nenhuma obra de arte bem sei, até porque foi decorado a correr. Mas interiormente ficou bastante agradável, e prova disso foi ter sobrado apenas uma fatia. Recomendo vivamente este bolo.


Todo o trabalho, pressão e preocupação foram compensados assim que vi a minha princesa de olho arregalado a observar a sala toda enfeitada de uma parede à outra, ou quando saboreou o bolo e o devorou com grande rapidez.
E, como a prática faz toda a diferença, eu acredito que nas próximas festas o resultado será melhor com certeza. Talvez até, quem sabe, com um bolo decorado com Pasta própria para o efeito, que não me tem saído da cabeça.


A Aniversariante a "tentar" fazer uma mala em trapilho. 


11 comentários:

  1. Parabens á linda aniversariante que me parece vai ser uma boa attesã, vontade têm e jeito também parece que sim.Lhe desejo toda a felicidade do mundo.
    Vim agradecer a visita e encontro por aqui esta delicias todas , hummmmm que fome esse bolo me deu.
    obrigada querida pela visita e comentário, fiquei muito feliz.
    Beijos Doces
    Mary

    ResponderEliminar
  2. Gostei tanto do seu blog que não resisti a lhe fazer um mimo, espero que goste.
    Se o quiser meu email é marydolls@gmail.com
    Mil bjs da MAry

    ResponderEliminar
  3. Espero que não se importe acabei de linkar seu blog no meu.
    bjssssssssss

    ResponderEliminar
  4. Ahhh... a bela da festinha. O importante é que a filhota tenha gostado. Eu, apesar do que dizes, adorei a decoração. Está simples e muito graciosa. Como se costuma dizer: está "clean" e a simplicidade é, muitas vezes, uma grande aliada.
    Parabéns pela superação desta prova :)

    ResponderEliminar
  5. Parabens à aniversariante e muitas felicidades.
    Para os papás babados parabéns pela organização de toda a festinha que a julgar pelo que dizes correu às mil maravilhas...
    O bolo da princesinha está simples e ao mesmo tempo um encanto...

    ResponderEliminar
  6. Fico muito feliz de que tudo tenha corrido bem!
    Muitos parabéns!!!

    ResponderEliminar
  7. Olá amiga, passei para
    vir espreitar as novidades.
    Beijinhos

    Paula

    ResponderEliminar
  8. Lindo e magnidico
    Muitos parabens
    Bjinhos da Bela

    ResponderEliminar
  9. Catarina, apesar do contratempo das compras correu tudo bem! Foi um sucesso, muitos parabéns!

    E o bolo da sua princesa ficou lindo =)

    bjs

    ResponderEliminar
  10. Que bom que correu tudo bem :)

    O bolo acabou por ficar lindo!

    ResponderEliminar
  11. Já venho tarde mas venho de coração aberto... ficou tudo lindo mesmo. Parabéns !!!

    ResponderEliminar